Página Inicial Características Tamanhos Tecidos Cuidados
Página Inicial
Características
Tamanhos
Tecidos
Cuidados
Contato

Esta seção é dedicada a compartilhar diferentes informações acerca das características dos tecidos utilizados em roupas de cama.

A formação do fio têxtil:

Na fiação ocorre uma sucessão de operações, através das quais se transforma uma massa de fibras têxteis, inicialmente desordenadas (flocos), em um fio de grande comprimento, cuja seção possui algumas dezenas de fibras orientadas e presas entre si mediante torção.

A formação do tecido:

Na tecelagem, ou ato de tecer, entrelaçam-se os fios de trama (transversal) e urdume, ou urdidura (longitudinal), formando tecidos.



Gramatura ou gramagem:

A gramatura indica a relação entre peso e metro quadrado, ou seja, é quanto um tecido pesa por metro quadrado.

180 fios, 200 fios, 300 fios... o que é isso?

É o número de fios por polegada quadrada, isto é, o número de fios em um retângulo de 2,54 cm por 2,54 cm de tecido. A contagem da quantidade de fios pode ser feita usando uma lupa conta-fio, que possui uma base na medida exata de uma polegada quadrada, e um objeto de ponta fina para ir separando os fios contados. Conta-se um a um cada fio de urdume (longitudinal) e de trama (transversal), considera-se a soma dos fios longitudinais e transversais.

Os tecidos com poucos fios apresentam espaço bem visível entre os fios. Os de número médio de fios já não apresentam espaço visível entre os fios. Os de maior número de fios tem que ser feitos com fios mais finos, por isso o tecido também é mais fino.

Quanto maior for o número de fios melhor é o lençol.

Percal:

O termo percal é usado para descrever um tecido firme e compacto e deve ser utilizado com a indicação do número de fios.

Tecido maquinetado:

O tecido maquinetado possui texturas e desenhos produzidos por mudanças nas tramas, assim pelo tato e por variações pequenas de brilho pode-se ver o desenho. Em inglês -dobby, o tecido maquinetado valoriza muito a beleza e o acabamento final, aumentando a qualidade do produto e por isso vem sendo usado com grande frequência em ambientes requintados.

A foto mostra um tecido maquinetado, bastante ampliado, onde se pode ver a mudança de tramas.

Maquinetado_verde2











Tecido acetinado:

Na trama do acetinado os fios flutuam na superfície do tecido. Os acetinados são sempre confeccionados com algodão nobre, de fibras longas, tem uma textura muito macia, são encorpados e luxuosos.

100% algodão:

O tecido 100% algodão é agradável ao toque em qualquer temperatura ambiente e permite que a pele respire melhor.

Tecido Misto:

O misto é confeccionado com fios de algodão e fios de poliéster ou fios mistos, o que o torna mais fácil de passar, enruga menos, é mais resistente a formação de bolinhas e é mais barato.
A foto mostra um tecido misto bastante ampliado, onde se pode ver os fios de algodão na vertical e de poliéster na horizontal.

algodao_e_poliester2














Fio misto:

O fio é formado por fibras de algodão e poliéster na fase de fiação

O tecido misto, confeccionado com fios mistos, é de melhor qualidade que aquele de fios de algodão e fios de poliéster, tem uma aparência melhor e é mais agradável ao toque.

É também conhecido como fio de mistura íntima.


Algodão egípcio:

O Egito possui terras e clima excepcionais para a produção de algodão de alta qualidade.

Fio penteado:

Máquinas penteadeiras retiram as fibras mais curtas do algodão (antes de se formar o fio) e impurezas. Este processo gera um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas e é mais resistente.Tem menos “Neps” (defeitos na regularidade do fio), e forma menos “pilling” (bolinhas) no tecido durante a sua utilização. Devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão na produção do fio é maior, o que juntamente com a inclusão de mais equipamentos no fluxo produtivo eleva o custo de fabricação e consequentemente o preço do tecido.

Tecido Jacquard:

Apresenta desenhos complexos realizados no tear. Em um lado do tecido Jacquard aparecem os desenhos bem definidos e no avesso as alças entrelaçadas das linhas utilizadas na trama.
É sofisticado e mais caro pois, além da criação do desenho, a sua tecelagem é mais lenta.

Site Map